quarta-feira, 8 de maio de 2013

Resultados do projeto da pesquisa:elementos essenciais- Potássio



Todos se lembram do tenista Gustavo Kuerten saboreando uma banana nos intervalos dos jogos de tênis. O atleta estava simplesmente repondo os índices de potássio eliminados pelo esforço físico dispendido durante a partida. A banana é um dos alimentos mais ricos desse mineral/metal, de número atômico 19, pertencente ao grupo 1. O potássio é um nutriente vital e representa uma importante função no corpo reduzindo os níveis de sódio e ajudando a manter o equilíbrio. Além da banana, ele está disponível nas folhas verde-escuras, água de coco, cenoura, leite, carne, sementes de girassol, tomate e batatas.





Alimentos ricos em Potássio


'Feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja.'




As funções bioquímicas do Potássio são transmição neural e neuromuscular, controle de contractilidade dos músculos esqueléticos, manutenção da pressão normal, balanço entre líquidos intracelulares e extracelularesm ritmicidade do batimento cardíaco, controle dos níveis de acidez (pH), necessário para função renal normal.

São fontes de Potássio mamão, melão, melancia, milho, morango... A principal fonte de Potássio é a potassa. Os oceanos também podem ser provedores de Potássio.

A deficiência de Potássio pode causar arritmia, hipertensão arterial, fraqueza, náusea e tontura, alterações na transmissão neural e contração muscular, alterações do pH (acidez) e hipocalemia.



Alimento
mg K/100g alimento
Banana nanica
376
Banana prata
358
Laranja pêra
163
Laranja bahia
181
Uva
162
Kiwi
269
Melão
216
Maracujá
338


 A ingestão excessiva de potássio (hipercalemia), maior que 18 g, ocorre principalmente na presença de nefropatias e na incapacidade de excreção do mineral. É comum na cetoacidose diabética, na acidose lática, na desidratação e na insuficiência renal. Pode levar a paralisia do músculo esquelético, confusão mental e anormalidade do ritmo cardíaco tão excessiva de potássio (hipercalemia), maior que 18 g, ocorre principalmente na presença de nefropatias e na incapacidade de excreção do mineral. É comum na cetoacidose diabética, na acidose lática, na desidratação e na insuficiência renal. Pode levar a paralisia do músculo esquelético, confusão mental e anormalidade do ritmo cardíaco 


Autor da postagem: Wiliam Henrique Luedtke

Referências











Nenhum comentário:

Postar um comentário