quarta-feira, 8 de maio de 2013

Resultado do projeto de pesquisa: elementos essenciais- cálcio e sódio

                                                                         Cálcio e Sódio 

   Neste trabalho irei falar sobre os nutrientes que mais precisamos em nosso corpo, Cálcio e Sódio. Irei falar por que precisamos deles, qual sua função em nosso corpo e onde podemos encontrá-los.


* Cálcio: O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo  e é encontrado em nossos ossos e dentes, e é encontrado também em quantidades menores no sangue e tecidos moles.

   A vitamina D é quem ajuda o organismo a absolver o máximo  que puder, e o cálcio ajuda a vitamina K que tem as funções de coagulação do sangue, regulação da pressão sanguínea e pode ser útil também na redução da pressão moderada. O cálcio interage com o zinco, magnésio, vitaminas D e K, ajudando a limitar a absorção de chumbo pelo organismo. 
   O cálcio é encontrado em vários tipos de alimentos. Uma alimentação saudável e variada é o necessário  para conseguirmos o máximo de absorção do cálcio. 
   Os alimentos que são maiores fontes de cálcio os derivados do leite, como queijo, o próprio leite e iogurtes, em peixes como salmão e sardinha, feijão, tofu, grãos integral, vegetais verde-escuros, amêndoas e o brócolis. 
  A ingestão diária recomendada depende da fase da vida, crianças e adolescentes em fase de crescimento devem consumir entre 1200 e 1500 mg por dia, mulheres grávidas e lactantes precisam de cerca de 1200  mg ao dia e mulheres na menopausa precisam de cerca de 1300 a 1500 mg por dia. Uma pessoa na fase adulta precisa de 1000 mg/dia do nutriente.
   O consume excessivo de cálcio e leite pode causar gastrointestinais, como diarreia, vômitos, desconforto abdominal e gases.

Cálcio

* Sódio: O Sódio é um elemento de origem mineral. Quando é misturado ao cloro, forma o cloreto de sódio, ou o sal de cozinha.
   Os alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo princialmente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo, os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafre e hortaliças.
   O sódio que consumimos tem uma taxa de absorção. Todo o sódio que ingerimos passa para o sangue, mas é função dos rins eliminar os excessos, que em muitos casos correspondem a 90% do que é ingerido nos alimentos. 
   A recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de no máximo 1,7 g o que equivale a 5 gramas de sal, isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados.
   A falta de sódio em nosso corpo causa efeitos indesejáveis, como anorexia, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização e fraqueza. Mas o consumo excessivo de sódio pode causar hipertensão, doenças renais e cardiovasculares.


Autora: Anna Giulia Schmidt


* Referências:

http://www.blog.saude.gov.br/consumo-excessivo-de-sodio-causa-hipertensao-doencas-renais-e-cardiovasculares/

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/05/13/excesso-de-sodio-faz-mal-mas-falta-do-mineral-tambem-traz-prejuizos.htm

http://blog.veronicalaino.com.br/2009/10/05/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-sodio/

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/05/13/excesso-de-sodio-faz-mal-mas-falta-do-mineral-tambem-traz-prejuizos.htm

http://www.alimentacao-saudavel.com/saiba-tudo-sobre-o-calcio-e-os-beneficios-para-sua-saude/











Nenhum comentário:

Postar um comentário